É com imensa inspiração que compartilhamos o tocante depoimento de Diogo Amarante Silveira, um homem determinado que iniciou sua jornada nos concursos públicos este ano. Apesar das dificuldades enfrentadas em outros certames, Diogo encontrou no concurso para Oficial de Defensoria de São Paulo uma oportunidade que mudaria sua trajetória. Vamos ouvir diretamente dele como foi sua experiência de superação e conquista.
“Bom, eu comecei a fazer concursos este ano e já participei de 4, contando com este. Também fiz para Defensoria, Escrevente do TJ e agora o SP Regula, mas não consegui passar nesses outros.
Na verdade, como este foi o primeiro em que passei, não tinha material específico, mas logo saiu o edital de Oficial de Defensoria e eu aproveitei a parte de Direito Administrativo para me preparar. Comprei uma apostila de oficial de defensoria e a utilizei para este concurso. Estou tentando outros concursos também, agora vou fazer o do IBGE, mas o Paula Souza não está chamando e isso me preocupa um pouco. Mas sem problema, já é ótimo saber que estou no caminho certo.
O material da apostila é muito bom, vem numa linguagem simples porém objetiva, o que facilitou bastante meu estudo. Confesso que quase não estudei algumas partes, como Português, na qual fui bem, e Matemática, que ainda tenho dificuldades.
A parte de Direito Administrativo foi crucial para mim, pois eu não tinha nenhum conhecimento prévio nessa área. Como foi a única parte que estudei, não precisei de muito tempo. Eu não sabia absolutamente nada de Administrativo, mas consegui aprender o básico rapidamente.
Sou músico e fiz um curso técnico, mas tive problemas de saúde mental devido a um transtorno psiquiátrico, o que me consumiu muitos anos da minha vida. Graças a Deus, hoje estou bem com a ajuda de remédios e terapia. Essa conquista significa muito para mim, especialmente porque durante anos eu não conseguia me concentrar o suficiente para estudar e fazer uma prova.
Foram décadas de persistência, auto-reflexão e disciplina, tanto na vida pessoal quanto nos estudos. Estar aqui hoje é prova de que há sempre uma oportunidade de evolução, mesmo diante das adversidades. Estou determinado a continuar seguindo meu caminho, buscando sempre melhorar e alcançar meus objetivos.
Essa jornada não foi fácil, mas cada desafio superado me ensinou valiosas lições. Agradeço a todos que estiveram ao meu lado, apoiando e acreditando em mim. Estou pronto para os próximos desafios que virão.”
Você também pode conhecer a metodologia e as ferramentas que levaram o Diogo Amarante à Aprovação neste concurso clicando aqui.
Esse é só um resumo da história, mas esperamos que possa servir como motivação, ajudando no seu caminho, rumo à aprovação. Que em breve você possa contar a sua história junto aos mais de 70 MIL alunos aprovados com a metodologia e ferramentas da Nova.
Vamos Juntos!